Importação no ES: Vantagens de importar no Espírito Santo
Importação no ES; Vantagens de importar no Espírito Santo
Importar no Espírito Santo pode ser uma excelente decisão. O estado beneficia os importadores com uma localização geográfica estratégica e recursos logísticos competentes. Além disso, o importador pode usufruir de pagamento de alíquota interestadual de ICMS de 4% na importação, ao invés de alíquota completa de 17%.
Conheça algumas das vantagens de importar no Espírito Santo:
Vantagens na alíquota: a alíquota interestadual de ICMS para importação é de 4% na nacionalização de mercadorias (registro da D.I.).
Redução da carga tributária: a carga tributária do PIS / COFINS e IPI importação utilizam o ICMS como base de cálculo para o cálculo destes impostos. Uma vez que a alíquota do ICMS é reduzida, estes outros impostos acabam usufruindo também dessa redução.
Custo logístico: em média, no Espírito Santo o custo logístico interestadual é bem atrativo, uma vez que é rota de retorno das cargas do nordeste. Além disso, a infraestrutura de armazéns gerais e alfandegados é robusta e atrativa em termos de custo.
Localização estratégica: o Espírito Santo possui divisa com dois estados desenvoltos (MG e RJ). É porta de entrada e saída para o Nordeste. E está relativamente próximo de São Paulo e do Distrito Federal
Por tudo isso, o Espírito Santo é uma alternativa interessante para nacionalizar suas importações. A combinação entre benefícios fiscais, logística capaz e localização estratégica podem trazer vantagens às importações, contribuindo à competitividade da empresa. Mesmo com essas facilidades, o Espírito Santo é parte do Brasil – e importar no Brasil pode ser desafiador. Obter essas vantagens exige a gestão de uma empresa competente, que saiba contornar os obstáculos, tornando os benefícios de fato vantajosos.